Engenharia da Computação no Vale do São Francisco

O curso foi autorizado pela DECISÃO Nº. 27/2005 do Conselho Universitário da UNIVASF. Em 2005 foi realizado o primeiro concurso para a contratação dos primeiros dois docentes do curso, que iniciaram as suas atividades em 2006. No mesmo ano ocorreu também o primeiro vestibular para a área de Engenharia de Computação. Em 2008 o corpo docente foi ampliado para 9 membros, para 14 em 2009 e atualmente conta com 15 docentes em 2010. A formatura do primeiro grupo de egressos do curso de Engenharia de Computação ocorreu no ano de 2011.

O curso de Engenharia de Computação tem um papel importante na região do Vale do São Francisco. Apesar dos desenvolvimentos e investimentos recentes, a região ainda está longe de atingir o limite de seu potencial econômico. Existe clara possibilidade de aumento de produção, redução de custos, diversificação de produção/serviços e inserção em novos mercados. Todos estes aspectos dependem, entretanto, de uma maior incorporação da tecnologia da informação aos negócios, que ainda é considerada baixa na região principalmente pela pouca oferta local de mão de obra qualificada.

Engenharia da Computação no Brasil e no Mundo

O curso de graduação em Engenharia de Computação tem sido adicionado às universidades desde o início dos anos 1990. Algumas universidades como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts), nos Estados Unidos, optaram por unir os departamentos de engenharia elétrica e de ciência da computação.

Um engenheiro de computação é capaz de projetar e construir roteadores, assim como outros equipamentos de redes. Uma vez que os Engenheiros de Computação focam, essencialmente, em eletrônica e computadores, o conteúdo dos seus cursos terão, tendencialmente, menos disciplinas de ciências naturais como a estática ou a dinâmica do que os cursos tradicionais de engenharia, salvo cursos que possuem Ciclo Básico. Em vez disso, são ministrados cursos sobre os fundamentos da ciência da computação.

No Brasil, a maioria dos cursos de Engenharia de Computação surgiu como uma especialização do curso de Engenharia Elétrica, dando essa diferença do curso de Ciência da Computação. Enquanto em Ciência da Computação existe um foco mais específico em matemática computacional, desenvolvimento de software, complexidade de algorítmos, e bancos de dados, a Engenharia de Computação foca mais em hardware, e tecnologia das ferramentas base da computação, processos, automação, software embarcado, sistemas operacionais e compiladores.